domingo, 30 de agosto de 2009

Aquele Querido Mês de Agosto

Confesso....
Sou fã incondicional das terras e aldeias que ilustram este filme. Talvez por isso tenha mesmo querido vê-lo.
Infelizmente em Leiria não se dá muita importância à produção nacional e aos chamados filmes alternativos. O filme esteve por cá mas durante a semana e com sessões às 18h30. Uma vergonha, por assim dizer...
Felizmente, ontem na RTP2 passou este filme. Já numas horas avançadas (22:30) mas valeu a pena o esforço de ficar acordada até à 1 da manhã. O filme é fantástico tendo em conta as paisagem e a ilustração do nosso Portugal. Festas e mais festas na aldeia, bailaricos, emigrantes, jogo do prego and so on. Para quem nunca viu aconselho. Um filme português, longe daqueles que se dizem filmes comerciais. Um filme digno dos prémios e das nomeações de que foi alvo.






ano: 2008
› estreia nacional: 21 de Agosto de 2008
(#14 na 1ª semana)

país: Portugal
género: Romance
distribuidora: O Som e a Fúria

realização
Miguel Gomes

intérpretes
Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho

sinopse
No coração de Portugal, serrano, o mês de Agosto multiplica os populares e as actividades. Regressam à terra, lançam foguetes, controlam fogos, cantam karaoke, atiram-se da ponte, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos. Se o realizador e a equipa do filme tivessem ido directamente ao assunto, resistindo aos
bailaricos, reduzir-se-ia a sinopse: «Aquele Querido Mês de Agosto acompanha as relações sentimentais entre pai, filha e o primo desta, músicos numa banda de baile». Amor e música, portanto.


blogs

Crítica - Aquele Querido Mês de Agosto
O melhor filme português desde "Alice". Pelo menos para mim não houve mais nenhum que me fizesse sacrificar o dinheiro do bilhete para o ver. Merece ser visto e projectado em muitas salas.”
portalcinema.blogspot.com/2008/09/aquele-querid..., 3/Set/2008

Sem comentários: