quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de Janeiro. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

A data marca, para os católicos, o dia para a adoração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melquior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Em Portugal as crianças recebem as prendas na noite de 24 de Dezembro, deixadas pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus nos seus sapatinhos, junto à chaminé ou lareira. No dia de Reis, a tradição consiste apenas em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Em Espanha é neste dia que se recebem as tão ansiadas prendas. Se pensarmos nos Saldos... Devíamos adoptar esta ideia. Afinal quem é que entrega os presentes???

E é por isso que tive uma auto-prenda:

1 comentário:

Bruno Fehr disse...

Eu acho gira a injustiça de muita gente a Melchior, pois chamam-lhe Belchior.

Correcto, o brinde do Bolo-Rei foi retirado dos bolos já há vários anos, eu não tenho comido Bolo-Rei, mas ainda não tive conhecimento de alterações a essa proibição.

Se vamos falar em vantagens em dar prendas, as crianças Portuguesas iriam adorar os mãos largas dos Alemães. Aqui no primeiro Advento (primeiro sábado de Dezembro) as crianças recebem 1 presente, no natal recebem os presentes normais e no dia de reis recebem 1 ultimo presente.
Os adultos é só gastar, os putos é só facturar :)